Como concluir o meu texto?
Você já escreveu o texto inteiro e no último parágrafo se perguntou se deveria retomar o que foi dito na introdução ou apresentar uma proposta? Então este texto é para você.
Primeiro, é preciso compreender que as duas formas de conclusão estão corretas, pois no texto dissertativo-argumentativo, o que diferencia é a exigência da banca. Para o Enem, por exemplo, a proposta de intervenção social é critério obrigatório de avaliação e tem valor de 200 pontos. Já para outras bancas como a CEBRASPE, a orientação está contida nos tópicos solicitados na prova. Outras, porém, não informam o tipo de conclusão, nestes casos, as duas formas são aceitas. Ficou em dúvida em como fazer isso?
1. Quando for uma retomada, faça o seguinte:
I. volte para a introdução, releia o que você defendeu como tese; II. leia os argumentos usados no texto e III. reafirme na conclusão.
Apenas tome muito cuidado para não repetir as mesmas coisas na retomada da introdução, isso traria um outro problema chamado “redundância”.
2. Quando fizer uma proposta, faça o seguinte:
I. volte para a tese, veja o que você defendeu; II. observe no seu desenvolvimento os problemas que foram levantados, a solução é para resolver os problemas que trouxe no seu texto. III. formule uma proposta completa, respondendo às seguintes perguntas:
a) quem vai fazer o que você está propondo?
b) O que você está propondo?
c) Como isto será colocado em prática?
d) Para que serve esta proposta (finalidade)?
e) Por que ela é importante (explicação)?
A proposta de intervenção social só poderá ser completa se seguir estas etapas, do contrário pode ser confundida apenas como um desejo do redator e não uma solução em si.